Telas Tapume e sua utilização

Em geral, as telas tapumes têm dois usos comuns: servem como barreira sinalizadora de obras, principalmente as viárias, ou como fechamento periférico de andares durante a construção. Para o primeiro caso, a tela mais usada é a extrusada de polipropileno e polietileno, que é mais vazada.

Já as telas para proteção de fachadas são tecidas, fabricadas em polipropileno, e com resistência um pouco maior que as telas extrusadas. Parecidas com um tecido, elas são usadas para proteção das fachadas, como parte do guarda-corpo. Segundo a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), para instalação da tela como guarda-corpo provisório é preciso haver três anteparos rígidos, que podem ser de aço e precisam suportar a carga de 150 kg de impacto dinâmico. A tela é fixada nos três anteparos – o primeiro rente ao piso da laje, o segundo a 70 cm e o último a 1,20 m.

Tanto as telas extrusadas quanto as tecidas têm aditivo contra raios ultravioleta para aumentar a resistência do material e ambas são vendidas em rolos de 50 m a 100 m de comprimento com 1,20 m de largura. Em geral, elas são fabricadas na cor laranja, para chamar a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *