Qual o calçado ideal para pisos molhados?

Os equipamentos de proteção individual além de serem obrigatórios, são essenciais para garantir a integridade física e o bem estar do trabalhador. É obrigação do empregador fornecer os equipamentos de proteção individual e instruir quanto ao modo correto de utilização dos mesmos.

Tendo posse dos equipamentos, é dever do trabalhador utilizá-los e zelar pela sua proteção individual. Assim é possível evitar acidentes e lesões que podem ocorrer devido a descuidos e também por mal uso dos equipamentos de proteção individual.

Existem diversos tipos de acessórios para proteção individual do trabalhador, inclusive para os pés. Os pés são parte que devem receber muita atenção em todos os tipos de atividades, afinal de contas, são eles que ajudam a sustentar e movimentar nosso corpo em todos os dias de nossas vidas.

São muitos os perigos aos quais os pés são expostos diariamente, por isso a importância de utilizar sapatos de proteção individual especiais e específicos para cada ambiente. Sapatos que evitem o esmagamento dos pés quando o trabalho requer o manuseio de produtos de peso elevado.

Existem também os sapatos de proteção individual com palmilhas especiais e que oferecem conforto em terrenos irregulares ou em casos que o trabalhador fique muitas horas de pé. Calçados especiais para ambientes com temperaturas extremas. Altas ou Baixas. Existe também a proteção individual especial para ambientes em chamas. Utilizada por exemplo pelos bombeiros.

Outro tipo de ambiente que requer uma proteção individual específica, são os ambientes molhados. Quem trabalha nesse tipo de lugar corre o risco de escorregar a qualquer momento. Esse acidente geralmente tem consequências graves, por isso a importância do calçado de proteção individual correto.

Lidar com materiais químicos e corrosivos representam grande risco à saúde trabalhador. Utilizar um equipamento de proteção individual específico para o manuseio dos mesmos é indispensável. Calçados fabricados com materiais especiais e resistentes garantem a proteção dos pés. Perneiras também impedem que as pernas sejam atingidas e machucadas pelos produtos.

É possível que se escolha outros modelos entre botas, sandálias e sapatos de proteção individual para o ambiente molhado. O importante é que todos tenham proteção contra materiais quentes e perfurantes,água e além de solado com sistema antiderrapante. É importante também que os calçados sejam confortáveis, auxiliando para que o trabalhador exerça suas funções da melhor maneira.

O EVA, Etileno Acetato de Vanila, é o material utilizado nos calçados de proteção individual citados acima. Um tipo de plástico emborrachado e flexível, que possui propriedades adesivas e é feito de componentes à prova d’água. Alguns podem ter proteção UV. Leve e durável, o EVA também é resistente a pressões e absorve choques.

Em caso de dúvidas, comente abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *