Proteção Ocular no trabalho

A utilização de equipamentos de proteção individual é fundamental para proteger os trabalhadores dos riscos capazes de ameaçar sua saúde e segurança. Quem atua em ambientes profissionais que oferecem risco de prejuízo ocular deve utilizar óculos de proteção, um dispositivo que pode ser encontrado em diferentes modelos, de acordo com o tipo de risco.

Os óculos de proteção mais comuns são:

  • Óculos de proteção contra impactos;
  • Óculos contra luminosidade intensa;
  • Óculos de proteção contra radiação ultravioleta ou infravermelha.

Certifique-se que está usando o EPI corretamente

Para que os óculos de segurança realmente ofereçam a proteção adequada para o trabalhador, é imprescindível que o dispositivo seja utilizado de maneira correta. Por isso, sempre se certifique de que o equipamento esteja perfeitamente ajustado ao rosto, com as hastes firmes e bom estado de conservação geral.

Ajuste os óculos ao usuário

Para profissionais que possuem algum problema ou limitações na visão, como miopia ou hipermetropia, é indicada a confecção de óculos de segurança com grau, que são modelos especiais e personalizados para o usuário. Mas é importante que as lentes destes óculos de proteção sejam receitadas por um oftalmologista, uma vez que a utilização de grau errado pode prejudicar a visão e o trabalho do usuário.

Atenção ao uso de computador

Trabalhar em frente ao computador também pode causar danos oculares, por mais que não exista risco de acidentes. Olhos irritados, visão embaçada, olhos secos, sensação de areia nos olhos e visão cansada são alguns sinais de alerta. Para que isso não aconteça, o ideal é fazer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *